A mídia e as empresas do setor elétrico estão manifestando grande preocupação com a falta de chuvas e o risco de faltar energia elétrica.
Mas, o sistema elétrico não é composto por usinas eólicas e solares fotovoltaicas (e usinas térmicas) além das usinas hidro? Afinal, qual é o motivo de tanta preocupação?
A geração hidro é composta por:
- CGHs: Centrais Geradoras Hidrelétricas. São usinas com capacidade instalada de até 5 MW;
- PCHs: Pequenas Centrais Hidrelétricas. São usinas com capacidade instalada entre 5 e 30 MW;
- UHEs: Usinas Hidrelétricas de Grande Porte. São usinas com capacidade instalada maior que 30 MW.
A geração eólica é composta por usinas eólicas e a geração solar é composta por usinas fotovoltaicas, normalmente com capacidade instalada de até 30 MW.
O motivo, conforme mostra a figura extraída do ONS, é que a geração eólica e a geração solar fotovoltaica juntas correspondem a apenas 14% da matriz elétrica atual.
A fonte hidrelétrica corresponde a 63% da matriz elétrica. Outro fator preocupante é que 70% desta capacidade instalada está localizada no subsistema Sudeste / Centro-Oeste (conforme figuras extraídas do SIGEL.
A estação chuvosa do subsistema Sudeste / Centro-Oeste corresponde aos meses quentes, ou seja, o nível dos reservatórios deve diminuir por mais alguns meses até a chegada das chuvas. O nível do subsistema Sudeste / Centro-Oeste está em 18,23% (Capacidade de armazenamento dos reservatórios, informação do dia 15/09) e não estão previstas chuvas significativas para os próximos 15 dias.
Publicado em 16 de setembro de 2021.